Os Princípios Básicos de Luiz Cláudio Freire de Souza França

Caros(as), informamos qual este índice do páginas publicadas no sitio encontra-se no menu "Autores e temas" na aba superior. Realizamos a mudança de modo a dinamizar este sitio e melhor atendê-los.

18 Sinais Clínicos A gravidade do envenenamento depende de vários fatores, saiba como sensibilidade do animal ao veneno, quantidade do veneno inoculada, local da picada e do tempo decorrido do acidente ao tratamento. (FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; BERROCAL et. al., 1998; FONTEQUE, BARROS FILHO e SAKATE, 2004; SAKATE, 2008). A reaçãeste local é rápida, intensa e Pode vir a ser evidenciada duas horas após o acidente (SCHVARTSMAN, 1985). 2 pontos de inoculação hemorrágicos podem vir a estar presentes no local da picada, porém nem a todos os momentos podem vir a ser identificáveis ou, ainda, podem possibilitar se apresentar saiba como uma única perfuração, ou tais como uma arranhadura. A presença por sangramento no ponto por inoculação é frequentemente observada, poré especialmentem a sua presença nem em algum momento indica comprometimento sistêmico (FRANÇA e MÁLAQUE; FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; FONTEQUE, BARROS FILHO e SAKATE, 2001). O primeiro sinal clínico do acidente ofídico botrópico a se manifestar é o edema intenso pelo local da picada, sendo nosso caracteristicamente firme, usando tonalidade violácea em decorrência do sangramento subcutâneo (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009), e sua intensidade é diretamente proporcional ao tempo transcorrido a partir de a inoculaçãeste.

Herdeiro de uam tradição qual se perfaz na voz, Patativa atualiza uma tradiçãeste de que vem de Homero, Tirésias, Cego Aderaldo e faz uma poesia de que nãeste perde do Aspecto a denúncia social (nenhumas realizar disso manifesto) e se inscreve no telúrico, pelo amor, numa poesia que eu chamaria por cidadã." 

Este boletim não está disponível em razãeste da modificação da legislaçãeste pertinente e da alteraçãeste nas normas do sinalização. Está sendo elaborada uma edição revista e atualizada de que será publicada oportunamente.

O espaçeste diferenciado proporciona uma atmosfera aconchegante e inspiradora, estimuladora da criatividade, da reflexãeste e da convergência de ideias

2.9 Terapia É composto, basicamente, pelas medidas prfoivias à sorotepia especíTeimavive e através soroterapia especíVive propriamente dita Medidas iniciais prévias à soroterapia É altamente contraindicado qual este membro afetado seja garroteado por torniquete, como pode haver aumento do efeito proteolítico local do veneno botrópico. Além disso, é mandatário impedir que se realizem incisões no local da picada, já de que este nosso procedimento Têm a possibilidade de desencadear hemorragias graves, as quais, por sua própria vez, podem vir a ser responsáveis pela morte do animal (SAKATE, 2008). Após a admissãeste do animal no hospital ou clínica, deve ser feita uma antissepsia pelo local da picada usando água e sabãeste. A colocação do sustâncias na lesão, bem saiba como a realizaçãeste do curativos oclusivos estão contraindicadas (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009). Este

5 RESUMO O trabalho objetiva a exposiçãeste de dados referentes aos acidentes ofídicos botrópicos que acometeram a espécie canina pelo estado do Rio Enorme do Sul, em o ano do 2014, atendidos pelo Centro de Informação Toxicológica do Rio Bastante do Sul (CIT/RS). Há, ainda, o propósito por elucidar as etapas da abordagem toxicológica inicial do paciente acidentado, da identificação do agente etiológico envolvido no acidente, DE implicações clínicas da atuação do veneno Acerca este organismo animal e, por fim, a abordagem terapêutica especíTeimavive, através do revisãeste bibliográVive pertinente. O levantamento inicial utilizou dados coletados pelo CIT/RS durante este ano de 2014, relativos a acidentes ofídicos botrópicos ocorridos somente no estado do Rio Colossal do Sul, envolvendo a espécie canina.

21 Diagnóstico A maioria Destes diagnósticos de envenenamentos botrópico é dificultado pela falta de informações. De modo global, o momento da picada nãeste é observado pelo proprietário do animal e a serpente não é capturada ou fotografada de modo a ser identificada (FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004). Contudo, o diagnóstico Têm a possibilidade de ser baseado nos dados da anamnese, tais como a presença ou não do serpentes pelo ambiente em que os Seres vivos vivem, a ocorrência ou não de acidentes botrópicos pré especialmentevios e a evoluçãeste clínica do animal acidentado. O edema local Têm a possibilidade de ser considerado um bom indicador da ocorrência de acidente botrópico (FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; SAKATE, 2008). A confirmaçãeste da suspeita clínica deve ser confirmada atravé especialmentes do exames laboratoriais, onde haverá, basicamente, o alargamento do TC, TP e TTPA ou, ainda, atravé especialmentes da resposta à soroterapia antibotrópica especíVive (SAKATE, 2008).

7 O De que DEVEMOS APRENDER NA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA QUE A DISCIPLINA CUMPRA Sua própria MISSÃO NA ESCOLA? - EXEMPLOS O corpo, o movimento humano, a Educaçãeste Física e este esporte: o de que isso tem a ver comigo? Competir: o de que é, tais como e porque surgiu na vida do homem. É uma prática necessária? Esporte: quais são os benefícios psicológicos, fisiológicos, econômicos e políticos que tua prática promove? - Existe preconceito e exclusãeste na prática esportiva? Porque é importante conhecer criticamente estas questões de modo a nossa vida individual e social?

27 27 Utilizando a base de atendimento em operação, foi desenvolvido, nos anos por 2003 e 2004, este sistema de registros, de que é interligado à base do atendimento, possibilitando este registro DE solicitações com a inclusão automática de Ainda mais do 30 variáveis Acerca o caso, a partir de os dados do passando por todos ESTES dados do agente causal. (CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2005). Os quadros são atendidos, via telefônica, por estagiários por medicina e do medicina veterinária, que coletam as informações referentes ao animal acidentado, bem saiba como do contatante e do quadro clínico do animal. Após, é gerada e fornecida uma conduta terapêutica racionalizada.

Embora a literatura veterinária seja escassa em relaçãeste ao assunto discorrido nos textos acima, vale ressaltar de que a literatura mfoidica é bastante ampla, fornecendo informações específicas em relação às condutas frente ao acidente ofídico botrópico. Logo, é interessante de que este sentido inverso da experimentação cientíVive seja exercitado, onde a medicina veterinária aplique ESTES conhecimentos adquiridos através medicina humana frente ao manejo do paciente acidentado, para de que menos animais percam suas vidas em funçãeste do acidente ofídico botrópico.

23 23 e/ou por coagulaçãeste, precisamente de maneira tardia. Mais estudos sobre até quando a soroterapia é benfoiTeimavive ao paciente devem ser realizados (FRANÇA & MÁLAQUE, 2009). A via intravenosa é preconizada para a administraçãeste da soroterapia especíTeimavive (BRASIL, 2001; FRANÇA e MÁLAQUE, 2009), pois é a via qual propicia neutralizaçãeste do veneno em tempo menor, ou seja, tem elevado velocidade por distribuição e biodisponibilidade (RIVIERE et al., 1997). Além disso, administrações realizadas pelas vias subcutânea e intramuscular devem ser evitadas, devido à hipotese de absorção errática do soro antiveneno e, ainda, devido à hipotese de formação de hematomas no local da aplicação em pacientes usando incoagulabilidade sanguínea instalada (WHO, 1981). Viana (1983) demonstrou, em trabalho experimental com cães, que o soro antibotrópico aplicado pela via intramuscular não é seguro para este procedimento Destes acidentes ofídicos usando serpentes da espécie B. moojeni, se feito entre 2 e 4 horas após injeção do veneno, mesmo em dose suficiente para neutralizar o veneno injetado. Há a descrição do reações alfoirgicas precoces, em pacientes humanos, decorrentes da administraçãeste do soro antiveneno por via intravenosa. A maioria dessas reações ocorre em a infusão do antiveneno e nas duas horas subsequentes (País do futebol, 2001). ESTES principais sinais clínicos incluem: urticária, angioedema, náuseas, vômitos, diarreia, obstruçãeste do vias afoireas superiores por edema de glote, broncoespasmo, hipotensão, choque circulatório e óbito (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009).

Foram pesquisados 24 registros por atendimentos, onde houve a identificação macroscópica das serpentes ou diagnóstico presuntivo. A maior Parcela dos cães foi picada em cabeça ou pescoçeste (83%), seguido por membros pfoilvicos e torácicos (17%). Para além disso, a maioria dos casos ocorreu em zona rural (75%), seguido pela zona urbana (25%), sendo cerca de 46% dos casos considerados leves, 29% moderados e 25% considerados graves. 1 Perfeito de 12,5% Destes Seres vivos acometidos foram a óbito. Espera-se, a partir dos dados obtidos, demonstrar qual ESTES Centros do Informações Toxicológicas são órgãESTES do referência no auxílio do atendimento por casos veterinários do acidentes ofídicos botrópicos, e de que o soro antiveneno é o terapia Ainda mais eficaz frente ao acidente ofídico botrópico. Palavras-chave: ofidismo, botrópico, cães, acidente ofídico, Bothrops, Rio Colossal do Sul.

As informações deste site sãeste postadas integralmente pelos usuários. É importante dizer qual é possível qual ESTES dados estejam desatualizados ou incorretos, a ser Assim sendo, este Vagalume exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas.Caso haja interesse em remover ou alterar alguma Saber, entre em contato conosco.

A vá para o meu blog funçãeste de cada um desses componentes e suas interações pelo envenenamento botrópico ainda não estãeste totalmente esclarecidas (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009). A hialuronidase tem papel importante pelo envenenamento botrópico, pois é responsável pela absorção e distribuição do veneno entre ESTES tecidos Seres vivos. A hemotoxina e citolisina, de que também igualmente similarmente identicamente conjuntamente estão presentes na composição do veneno, promovem inflamaçãeste, estrago ao endoté especialmentelio vascular e necrose no local da picada. A fosfolipase A2 e esterase alteram a permeabilidade das membranas, liberando substâncias vasoativas, saiba como histamina e bradicinina. (QUEIROZ et. al., 1985; VARANDA e GIANNINI, 1999; SAKATE, 2008).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *